Vais receber mais um perfume, um pijama ou um par de meias? Seja o que for que habitualmente te oferecem, tens a oportunidade de pedir algo diferente ao Pai Natal! Se és CAIN, já te apercebeste que na minha prática tenho vários utensílios para ajudar a explicar, tanto às mães que sigo como aos profissionais que formo, muitas técnicas e aspetos da amamentação.
Quero que tenhas todos os meios à tua disposição para alcançares o sucesso, por isso disponibilizo esses artigos para venda. Aproveita esta altura do ano e encarna o Pai Natal ou pede aos familiares e amigos o presente de Natal que mais desejas!
Independentemente de os teus acompanhamentos serem online, presenciais ou ambos, será sempre uma mais-valia teres os artigos contigo. Não apenas para explicar mas também para a mãe os adquirir, se se proporcionar. No presencial, a mãe pode ficar com o artigo naquele momento, poupando tempo na procura e aquisição deste artigo ou num semelhante. No online, envias por correio, e a mãe não terá que se deslocar para conseguir o que necessita.
COLETOR DE LEITE
Algo que considero indispensável é o coletor de leite materno, seja para mães no início da amamentação, seja numa fase mais avançada. Devido ao reflexo de ejeção de leite, pela estimulação da sucção do bebé, é muito comum acontecer que a mama onde o bebé não está a mamar pingue leite. Se para algumas mães a quantidade pode não ser significativa, para outras pode vir em maior fluxo e deixar a roupa (incluindo a do bebé) toda molhada. Os discos absorventes podem não ser suficientes e depressa ficam ensopados. As conchas de amamentação são muito rígidas e podem não fixar bem na mama.
Sugiro o uso do coletor como um 2 em 1: resolve a situação do reflexo de ejeção do leite e aproveita o leite que fica no coletor para oferecer posteriormente ao bebé, ou até iniciar o seu stock de leite! Eu, por exemplo, sem programar isso naquela altura, iniciei o stock de leite do Tomás dessa forma.
Pensando a longo prazo, quanto mais a mãe usar o coletor, maior será o estímulo (indireto) de produção. É outra mais-valia. Atenção que o coletor não é uma bomba extratora, nem a ela se compara. Os objetivos do seu uso são bem distintos. A diferença é que a bomba estimula, de fato, a produção de leite efetiva, e o coletor apenas extrai o que a mama está a produzir naquele momento.
CONJUNTO TIPOS DE MAMILOS
Este acessório é muito útil para demonstrar várias técnicas e outros pormenores à mãe. Podes exemplificar várias formas de agarrar a mama ou a técnica de expressão manual.
Para além disso, este conjunto distingue-se de outras mamocas porque é composto por 4 maminhas, cada uma com um tipo diferente de mamilo: invertido, raso, normal e protuso. Por isso, este produto projectado pela Leva-me ao Colo também é óptimo para ajudar a mãe a perceber que o tamanho do seu mamilo não é relevante para uma boa pega.
MAMINHA DIDÁTICA
Uma crença que muitas mães têm é de que quanto maior for a mama, maior será a capacidade desta produzir leite. É um mito, não há correlação. O tamanho da mama é determinado pelo tecido adiposo e não pelo tecido glandular (que produz e transporta o leite). Nem o crescimento da mama durante a gestação é um indicador confiável da sua capacidade de lactação e de quantidade de tecido secretor presente.
Para explicar temas como este às mães e às suas famílias, nada melhor que um exemplo visual simplificado, com os seus ductos e lóbulos no interior da mama! Foi assim que nasceu a maminha didática da Leva-me ao Colo. Ajuda a mãe a compreender a fisiologia da mama e do processo de produção de leite.
© 2023 – Ana Rita Monteiro – Todos os direitos reservados