Porque ser empreendedora é uma excelente opção para ti, enquanto mãe, para poderes apoiar os teus filhos em casa? À primeira vista pode soar como algo contraditório, mas não é. Vou-te dar o meu exemplo.
Quando trabalhas por conta de outrem, existe sempre a situação de quando os teus filhos estão doentes, a tua ausência no local de trabalho ser algo negativo e incomodativo, como se desses “prejuízo à casa” por faltares tantas vezes.
Situações como esta são uma clara desvantagem na evolução no teu trabalho. Muitas vezes, a mãe não sobe na carreira ou não consegue atingir determinado patamar quando tem filhos, porque tem que se ausentar. Basicamente, é culpabilizada por ter filhos e não delegar o seu papel de mãe para outras pessoas. Ao ser uma escolha da própria mulher, tudo bem, cada pessoa é livre de decidir sobre a sua vida. Mas quando é resultado de pressões laborais, diretas ou indiretas, não está tudo bem, não.
Cheguei a ouvir, da uma hierarquia superior, que estando eu a trabalhar num hospital – exercia funções como Técnica Superior de Diagnóstico e Terapêutica na área de análises clínicas – quem deveria ficar com os meus filhos era o pai e não eu, porque era muito necessária ao hospital.
Eu não sou mais necessária a ninguém, do que sou aos meus filhos. Eles sim são a minha prioridade.
Quando te tornas empreendedora, todas estas situações desaparecem, pois és a tua própria chefe e és tu que geres o teu tempo. Traz outros desafios específicos associados ao empreendedorismo, claro, mas para os teus filhos e para a tua gestão familiar, é uma excelente opção.
FLEXIBILIDADE E GESTÃO DA TUA VIDA
O empreendedorismo não é para toda a gente. Ou melhor. Nem toda a gente é para o empreendedorismo. Pode, realmente, ser para todos, se a pessoa quiser e não desistir. Gerir o teu tempo, os teus horários, todas as tarefas profissionais, pessoais e familiares a fazer, é desafiante.
Desde que mantenhas uma boa gestão de tudo isso, é possível tornares-te empreendedora e poderes, de uma melhor forma, apoiar os teus filhos em contextos que antes seriam mais difíceis.
Quando os meus filhos estão doentes, a escola liga-me e vou buscá-los, fico em casa com eles, dedico mais tempo ao seu bem-estar e à sua recuperação. Consigo gerir o meu horário nesse sentido, e isso dá-me uma grande liberdade, sem ter que dar justificações a terceiros, à entidade patronal.
Criar um negócio alinhado com tua paixão, em sintonia com a tua alma, sobre algo que amas e te sentes bem, que gostas verdadeiramente de fazer, não tem comparação. Imagina só o que seria melhorar a tua vida profissional e familiar com uma única grande mudança... Eu imaginei durante muitos anos, não desisti, e consegui. Tu também consegues!
Se percebeste a cumplicidade que tens com o mundo da amamentação e da introdução alimentar, se sentes algo genuíno, que vem de dentro, este é o momento certo para te profissionalizares e te tornares empreendedora! Numa fase inicial pode nem ser a tempo inteiro, farás o teu percurso e o teu grau de mudança desenvolver-se-á consoante a tua velocidade, mas é, realmente, possível, viver do que se ama e melhorar a qualidade de vida da tua família.
Ao descobrires a maternidade com os teus filhos, tomaste consciência do impacto que é ser mãe e o quanto isso muda a tua vida. Não serás a mesma mulher, mas não serás pior ou melhor por isso. É um processo de redescoberta e transformação, equilibrando todas as tuas facetas e redefinindo as tuas prioridades.
Através da tua própria experiência ou da experiência de mulheres que te rodeiam, compreendes que, quando a mãe é apoiada, tudo se torna mais leve. Eventualmente, foste ajudada na amamentação e na introdução alimentar, ou gostarias de o ter sido.
Se tens a oportunidade de melhorar a vida dos bebés e das suas famílias, porque não, tu também, ajudares outras mulheres a superar os seus desafios?
As crianças do presente serão os adultos do futuro, e nós podemos ajudar a tornar a maternidade mais tranquila.
© 2023 – Ana Rita Monteiro – Todos os direitos reservados